DESTAQUE

Wesley Safadão, João Gomes, Alceu Valença, Xand Avião, Zé Vaqueiro, Raphaela Santos, Priscila Senna, são algumas das atrações da Virada Recife 2026

 Sem custos de cachês para o município, a previsão é que o Recife tenha, no réveillon deste ano, um recorde de público recebendo, inclusive,...

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Américo e Albanita - O verdadeiro casal de dançarinos pé de serra

 Seu Severino e dona Albanita dançam sem parar com muita disposição



Para dançar forró o tempo todo sem parar e ainda cantar as canções tradicionais juninas é necessário muita preparação física e dedicação. E é isso que o senhor Severino Américo, de 63 anos, e a senhora Albanita Alencar, da mesma idade, têm de sobra. Casados há 44 anos, os dois são dançarinos e participam de diversas apresentações, principalmente com artistas representantes das músicas tradicionais do Nordeste brasileiro.

Mexendo o corpo para um lado e para o outro, com o solado da sandália de couro ralando no chão do palco, seu Severino conduz em perfeita sintonia sua companhiera. Ao som de muito forró, o casal encanta o público do Sítio da Trindade, e revelam que têm apresentações em outros locais de festa. “Sou dançarino há 50 anos e me apresento em vários lugares. Para aguentar a correria, me alimento muito bem. É ótimo dançar. Isso é a minha vida”, declara seu Severino.

Natural da cidade de Exu, a conterrânea do nosso Rei do Baião, dona Albanita, dança desde os oito anos de idade. “Só gosto de dançar forró. Já viajei o Brasil todo mostrando o nosso trabalho”, conta. O casal se apresentou em diversos shows nestas festas juninas e até o final ainda ainda há apresentações marcadas. “Me divirto e ainda ganho dinheiro”, brinca seu Severino.


Show do Lacerdinha, marcou a história do forró no Rádio Pernambucano


 Foi muito marcante a passagem de Helio Lacerda (o Lacerdinha) no rádio pernambucano.  Começou a carreira em 1957, no Rádio Jornal, fazendo o programa “Forró do Sapato Furado”. 

Mas, a sua passagem mais brilhante foi na Radio Clube com o programa “Tarde Sertaneja”, cuja audiência no interior fazia com que ele percorresse todo o Estado fazendo shows de grande repercussão popular, com a participação dos cantores da região. 

Com muito bom humor e alegria, Lacerdinha era o porta-voz dos recados das pessoas da capital para os parentes do interior, aproveitando a grande penetração da Radio pioneira do Estado. Lacerdinha fez, ainda, o “Alô, Nordeste” durante 06 anos nas Rádios Tamandaré, Olinda e Repórter. 

O “Show do Lacerdinha” marcou também uma excelente audiência na Radio Olinda até 1998, quando veio a falecer. Em todos os seus programas Lacerdinha sempre procurava valorizar os forrozeiros nordestinos, prestigiando os consagrados e divulgando aqueles que se iniciavam na carreira. Por tudo isso, é mais um nome do nosso rádio que recebe as nossas maiores homenagens. 

João Gomes e Nando Cordel lançam música inédita

A canção estará no novo projeto de Nando Cordel, que contará com a participação de diversos artistas em uma celebração à música brasileira. O EP, que reúne faixas inéditas e releituras de sucessos da carreira do músico, tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano.



“Quando nos encontramos no estúdio, João, que é um rapaz iluminado e encantador, fez uma festa danada ao me ver e, a partir dali, nasceu uma amizade. Um belo dia João relevou a vontade de fazer um trabalho comigo e me convidou para ir à casa dele, e eu fui. Naquele mesmo dia, acabamos fazendo rapidamente não somente uma música, mas duas, entre elas a ‘Você apareceu no São João’. Então, decidi gravar e convidar João, e ele topou. Foi assim! A música já nasceu com cara de sucesso, é maravilhosa”, conta Nando Cordel. 

Os artistas optaram por um ritmo de forró dançante e alto astral, para embalar as paqueras juninas ao som de muita cultura nordestina. De acordo com João Gomes, a conexão com Nando aconteceu de forma muito natural e resultou em uma canção “contagiante demais”.

“Compor e gravar com Nando Cordel, que é uma das minhas grandes referências musicais, foi bom demais. Foi uma felicidade danada! Nossa conexão foi de primeira. Tudo aconteceu muito rápido e fluiu de forma natural. E ‘Você apareceu no São João’ é o resultado da alegria deste encontro, que eu acredito que será uma das músicas mais tocadas neste São João”, destaca. 

Associação das Cirandas de Pernambuco elege novo presidente: Mestre Ricco Serafim assume com compromisso de fortalecer a tradição e valorizar os mestres da cultura popular

 Fundador da entidade, Ricco Serafim conduziu a união entre mestres e nova geração de cirandeiros em um movimento inédito na história da ciranda em Pernambuco



Em um dia de celebração e união, a Associação das Cirandas de Pernambuco viveu um momento histórico com a eleição, por unanimidade, do seu novo presidente, Mestre Ricco Serafim. A votação, marcada pelo diálogo e pelo exercício da democracia em sua forma mais legítima, reafirmou o compromisso da entidade com a valorização dos mestres e mestras da cultura popular e com a preservação das tradições que simbolizam a identidade do povo pernambucano.

Um dos fundadores da Associação, Ricco Serafim foi responsável por unir os cirandeiros mais antigos e a nova geração em torno de um projeto coletivo. Dessa articulação nasceu uma entidade representativa, capaz de dialogar tanto com o poder público, nos âmbitos estadual e municipal, quanto com os próprios cirandeiros e cirandeiras. Nunca antes na história da ciranda um movimento dessa natureza havia se concretizado.

Em carta aberta, o novo presidente agradeceu a confiança depositada pela maioria e destacou o compromisso com uma gestão participativa e voltada para o futuro:

“Quero agradecer a Deus por tudo e a vocês que acreditam nesse projeto chamado Associação das Cirandas de Pernambuco, entidade criada para salvaguardar nossos mestres e mestras e manter viva nossa tradição. Estou muito feliz em representar essa entidade através da vontade da maioria e dizer que, mesmo assim, irei fazer uma gestão participativa para todos e todas. Viva a Ciranda de Pernambuco!”, escreveu Mestre Ricco.

O presidente também anunciou que pretende conduzir um trabalho planejado e organizado, construído a partir do diálogo e com foco na continuidade da tradição das cirandas. Em sua mensagem, ele prestou uma homenagem especial ao mestre Noé da Ciranda, referência fundamental na história desse movimento cultural.

“Quero dedicar essa gestão em homenagem ao mestre Noé da Ciranda, que se estivesse aqui estaria muito feliz com essa conquista. Tenho certeza de que, onde ele estiver, mandou boas energias para essa vitória, que também era um desejo dele. Viva Noé! Viva a Ciranda de Pernambuco!”, concluiu.

A nova gestão assume com o propósito de fortalecer as cirandas, ampliar o reconhecimento dos mestres e mestras e promover ações que mantenham viva uma das mais belas expressões da cultura popular pernambucana, símbolo de resistência, identidade e amor ao povo.

Viva Noé! Viva a Ciranda de Pernambuco!


UFRPE concede título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor Assisão

 

Wesley Safadão, João Gomes, Alceu Valença, Xand Avião, Zé Vaqueiro, Raphaela Santos, Priscila Senna, são algumas das atrações da Virada Recife 2026

 Sem custos de cachês para o município, a previsão é que o Recife tenha, no réveillon deste ano, um recorde de público recebendo, inclusive, turistas de todo o Brasil e de outros países para celebrar a chegada do novo ano



Em parceria com a iniciativa privada para a realização da festa de saudação a 2026, sem custos de cachês para os cofres municipais, o Recife figura como um dos grandes destinos de atração e promoção turística no País. O Réveillon 2026 da capital pernambucana terá uma diversidade de sons e ritmos, com artistas conhecidos por arrastar multidões e que prometem fazer, em três dias de festa, a melhor e maior Virada Recife que a capital pernambucana já viu. Nesta quinta-feira (23), a Prefeitura anunciou a programação com os artistas já confirmados como Anitta, Wesley Safadão, João Gomes, Alceu Valença, Priscila Senna, Raphaela Santos, Natanzinho, Xand Avião, Zé Vaqueiro e Matheus & Kauan, entre outros baluartes do entretenimento. 

Neste ano, o primeiro dia de festa será no sábado, dia 27 de dezembro, com os shows de Gusttavo Lima, Natanzinho Lima, João Gomes, Zé Vaqueiro, Eric Land e Juciê. No domingo, 28, o Recife recebe Anitta, Xand Avião, Raphaela Santos, Priscila Senna e PV Calado. Na noite do dia 31, última quarta-feira do ano, a virada ficará por conta de Wesley Safadão, Matheus & Kauan, Alceu Valença, Lipe e Matheus Moraes. Os shows começarão a partir das 19h.

De acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, entre 26 de dezembro e 2 de janeiro, a capital pernambucana deve receber entre 350 mil e 400 mil turistas, de vários estados do Brasil e também de outros países. 

MOVIMENTAÇÃO ECONÔMICA E TURÍSTICA - Durante os três dias de festa, a Prefeitura projeta que cerca de mais de um milhão de pessoas devem prestigiar a Virada Recife 2026. A expectativa é que a rede hoteleira chegue a 95% de ocupação. A gestão municipal também espera um aumento de 8% em toda a cadeia turística em relação ao mesmo período do ano passado, além da geração de cerca de 35 mil postos de trabalho durante o período.

Em relação à movimentação aeroportuária, segundo a AENA, ao longo do mês de dezembro são esperados um fluxo de mais de 130 vôos extras no Aeroporto Internacional do Recife, entre conexões nacionais e internacionais. 

 

PROGRAMAÇÃO VIRADA RECIFE 2026

27.12

Gusttavo Lima

Natanzinho Lima 

João Gomes

Zé Vaqueiro

Eric Land

Juciê  


28.12

Anitta 

Xand Avião

Raphaela Santos

Priscila Senna

PV Calado  


31.12

Wesley Safadão 

Matheus & Kauan

Alceu Valença

Lipe

Matheus Moraes  


LOUNGE E MESAS - Assim como nas edições anteriores, o evento será aberto ao público (acesso gratuito), reafirmando seu compromisso com a democratização da cultura e do entretenimento. 

Para quem busca mais conforto e comodidade, haverá venda de ingressos para o lounge, com serviço de bebidas inclusas durante os três dias de festa. Na noite do Réveillon, o público contará com mais uma opção de área: além do lounge com open bar premium, haverá o setor de mesas, que inclui mesa de frios (dia 31/12), garçons exclusivos, banheiros reservados e acesso ao lounge. 

A venda de ingressos começa nesta quinta-feira, às 14h, nas lojas Ticket Folia dos shoppings RioMar e Boa Vista, além do site oficial: www.viradanapraiarecife.com