Genival Lacerda vai receber título de Cidadão Pernambucano

O cantor e compositor Genival Lacerda, vai receber no próximo dia 14 de dezembro o título de cidadão pernambucano. O paraibano tem 60 anos de carreira no forró. Durante a solenidade da entrega do título, também será feita uma homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga.

O autor do projeto foi o deputado Antônio Moraes e acontecerá no Plenário da Assembléia Legislativa às 18h.

O texto abaixo transcreve a versão original deste projeto, conforme apresentado pelo(a) autor(a), e pode não corresponder à versão atualmente em tramitação ou aprovada em plenário, devido à possível apresentação de emendas ou substitutivos. Para verificar se este projeto sofreu alterações em sua redação original, consulte a tabela no final desta página. Este texto não possui valor legal, e está disponível apenas a título de informação:


ESTADO DE PERNAMBUCO
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Legislatura 17º Ano 2011
Projeto de Resolução Nº 289/2011 (Concluída e Arquivada)


Ementa:
Concede o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao cantor e compositor Genival Lacerda Cavalcante.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Art. 1º - Fica concedido o Título de Cidadão Pernambucano ao cantor e 
compositor Genival Lacerda Cavalcante. 
Art. 2º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação. 
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

Justificativa

Genival Lacerda Cavalcante, nasceu no dia 05 de abril de 1931, na cidade de Campina Grande (PB), filho do Sr. João Lacerda Cavalcante e D. Severina Lacerda Cavalcante. 

Em 1950, ainda muito jovem, o cantor e compositor Genival Lacerda, começou sua carreira artística na sua terra natal Campina Grande – PB, trabalhou como radialista nas rádios Borborema e Caturité. Seus programas eram líderes de audiência, sintonizado na Paraíba e demais 
Estados da Região Nordeste do Brasil. No ano de 1953, Genival aporta nesta Capital, dois anos depois gravou o seu primeiro disco em 78 rotações, o qual foi divulgado no mercado artístico em 1956, com as músicas intituladas, Côco de 56 e Dance o Xaxado. 

Aqui em Recife, trabalhou nas Rádios Clube e Tamandaré cantando suas músicas e, logo tornou-se um autêntico representante da Cultura Nordestina. Pretendendo alçar voos mais altos, no ano de 1964, o artista vai para o Rio de Janeiro, onde se demorou por 10 anos, lá fez grande sucesso, ganhou fama e popularidade, efetivando de uma vêz por todas sua gloriosa carreira artística.

Com seu retorno ao Nordeste no ano de 1974, Lacerda optou em morar definitivamente nesta Capital, residindo atualmente na rua João Ramos, nº 211, Apto. 2201, Edf. Asteria, bairro das Graças, Recife-PE, CEP: 52.011-080. Hoje, aos 80 anos de idade, Genival Lacerda ainda encanta as multidões onde se apresenta. O artista, com muita alegria está festejando mais um grande momento de sua trajetória, quando fará o lançamento do seu novo CD “Genival Lacerda 60 anos de forró com muita alegria”. “O trabalho conta com participações mais do que especiais de renomados artistas brasileiros, dentre eles: Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Chico César, Adelmário Coelho, Dominguinhos e João Lacerda”. 

Com nova roupagem, a música Severina Xique Xique, voltou com força total para balançar os forrozeiros de todo o Brasil, que gostam de curtir um autêntico show de forró.

Vale ressaltar ainda, que Genival Lacerda tem um estilo próprio e marcante, tendo sua música intitulada “Um matuto em Nova York”, inclusa na trilha sonora da novela América, da Rede Globo de Televisão, o artista também participou do filme intitulado “Foliar Brasil” e do documentário, “O Rei da Munganga”, no qual mostra com fidelidade as raízes de um grande artista que tornou-se referência no gênero forró, realmente um verdadeiro ídolo popular. 

Bom filho, pai e esposo, Genival Lacerda, além dos fãs, construiu nesta cidade que tanto ama, uma verdadeira legião de amigos. Portanto, é com imensa satisfação que justifico esta pretensão, que seja concedido o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano, ao renomado divulgador da cultura nordestina, o irreverente compositor, poeta e cantor Genival Lacerda Cavalcante. 

Ante o exposto, solicito dos meus ilustres Pares a aprovação a presente proposição.

Sala das Reuniões, em 30 de maio de 2011.

Antônio Moraes
Deputado


Informações Complementares

Status
Situação de Trâmite: Concluída e Arquivada
Localização: Arquivo

Tramitação
1ª Publicação 31/05/2011 D.P.L.: 5
1ª Inserção na O.D.: 11/08/2011 Página D.P.L.: 0

Sessão Plenária
Result. 1ª Disc.: Data:
Result. 2ª Disc.: Data:

Resultado Final
Publicação Redação Final: Página D.P.L.: 0
Inserção Redação Final na O.D.:
Resultado Final: Aprovada Data: 11/08/2011
Resolução nº 1061


Tipo Número Autor
Parecer 525/2011 Tony Gel
Parecer 686/2011 Betinho Gomes

Comentários