A história de Cylene Araújo com Luiz Gonzaga

Cylene Araújo pode e deve ser considerada uma das principais intérpretes do cenário das culturas e raízes musicais nordestinas


Desde garotinha, quando aos 8 anos de idade começou a cantar em programas vários da televisão pernambucana, TV Jornal, canal 2, Tv Cultura, canal 11, TV Tupy, canal 6, Cylene já exibia esse harmônico perfil e sentimento cultural. Um dos seus sonhos naqueles tempos – o de gravar composições de seu ídolo, Luiz Gonzaga – somente aconteceria no ano de 1992, um disco de vinil , hoje bastante raro, com a música ROENDO UNAHA, Gonzaga em parceria com Luiz Ramalho. Daí em diante jamais deixou de homenagear a majestade do Baião, em discos,shows e apresentações Por esses todos esses brasis e na Europa, onde vai com freqüência em diversas turnês. Certamente o feito de maior repercussão de Cylene, é o feito de ostentar o título da cantora das 50 horas de forró, evento realizado no centro de lazer PATATIVA em São Paulo, onde cantou mais de 600 músicas, entre elas 266 de autoria de Luiz Gonzaga, o que lhe concedeu a façanha de ser a artista que mais interpretou composições do Rei do Baião em um único show.

*Cylene Araújo, promoveu os primeiros encontros de sanfoneiros na cidade do Recife em 1996. Quando só existia em Exu cidade natal de Gonzaga.

*Em 1999, realizou em São Paulo o 1º Encontro Nordestino de Sanfoneiros.

*Em 2001, lançou pela Revista Continente o CD; Cylene Araújo, canta Luiz Gonzaga.

*Em 2008, lança para Europa “Cylene Araújo, canta Luiz Gonzaga” e faz show no Teatro Comuna-Lisboa.

*Em 2011, lança em parceria com a Confraria do Forró o projeto “Cylene Araújo, convida sanfoneiros do Brasil”

*Pela sua trajetória musical e amor ao Forró, Cylene Araújo, foi convidada a participar dos quadros na direção da APF- Associação Portuguesa de Forró em Lisboa. A posse foi em dezembro de 2008. Uma história direcionada em favor da cultura popular e do forró. Cylene Araújo brilha pela sua simplicidade e encanta pela autenticidade.

Samuel Valente (Compositor-escritor e musicólogo) 

Comentários