Biografia de Alexandre Pé de Serra


Aos 17 anos entrei de alma e espírito artista nesse mundo cultural chamado forró. Fazendo verso dedilhado em minha viola e pensamentos, escutando o toque agudo de triangulo, de graves e bem compassados do zabumba e me guiando pelo só maestrino de uma sanfona.

Introduzi com versos, poesias, canções e ritmos esse dom herdado pela veia artística do meu avô, homem cultural em todo o aspecto sempre envolvido em movimentos culturais desse estado e como não dizer deste nordeste.

Cronologicamente falando:

Em 1990 ingressei na faculdade de enfermagem como sou ate hoje enfermeiro por profissão e cantor e compositor por paixão, devoção e respeito por minhas origens nordestinas.

Sempre viajando e pesquisando o folclore, rotinas e costumes do povo do nordeste percorri estados e cidades da minha região em busca da origem do ritmo chamado FORRÓ.

Consultando compositores, cantores, artesões, poetas, violeiros e emboladores para que a minha obra torna-se rica em detalhes dos costumes e vidas desse povo (O NORDESTINO).

No ano de 1997 fui residir em Caruaru terra da capital do forró. Participei de rodas poéticas, forrozeiras e de repentistas sempre observando a métrica e os pensamentos desses talentos daí me preparando para o meu 1º trabalho (CD) intitulando AUTENTICIDADE FORROZEIRA. Nesse trabalho cheio de ritmos, letras e canções honestas para o cenário da musica popular nordestina. Destacou-se algumas musicas como: ainda me lembro,musica gravada por um grupo muito respeitado em todo nordeste o REI DO CANGAÇO,é cantando,meu são João é você e quando eu entro no forró.Ainda com esse cd fiz

Shows pelo nordeste á fora especificamente em Pernambuco e Paraíba, ministrando palestras em escolas e seminários sobre a cultura nordestina.

Apresentando-se em jornais, tv’s e rádios mostrando que a bandeira do forró estará sempre hasteada e viva.

Já em 2003 entrei em produção do meu 2º trabalho (CD), MATUTO CHEIROSO; esse feito especialmente com músicos da minha terra origem a Paraíba, com um trabalho autoral igual ao 1º trabalho. Esse trabalho veio abrir para mim as portas do cenário cultural popular com várias musicas se destacando como:matuto cheiroso ,no sossego da paixão ,chamego infinito ,essa é minha terra esse é o meu lugar e puras retinas,gravadas pelos artistas:Lílian jabour, cantora mineira que interpretou (rio de lágrimas música exibida no BBB 8 em março de 2008),e músicas gravadas pelo grupo da Bahia pimenta e cominho
Com esse trabalho fiz muitas apresentações sempre divulgando o forró e seus derivados ritmos, com introduções de um ritmos de origem paraguaia a GUARANIA na faixa essa é minha terra esse é o meu lugar.Esse cd também tocou e toca em alguns países como: PORTUGAL, ANGOLA, ESPANHA, FRANÇA ESTADOS UNIDOS.Graças à globalização.

DADOS CRONOLOGICOS CULTURAIS:

1987-COMECEI MINHA VIDA ARTISTICA, POESIAS, VIAGENS EM BUSCA DAS ORIGENS DO FORRÓ.
1990-PARTICIPAÇÕES EM GRUPOS DE FORRÓ E RECITAIS.
1997-FIXO RESIDENCIA EM CARUARU A CAPITA L DO FORRÓ
2000-GRAVO MEU PRIMEIRO TRABALHO (CD) INTITULADO AUTENTICIDADE FORROZEIRA, SHOWS EM BEZERROS-PE, JOÃO PESSOA –PB, RECIFE –PE ENTREVISTAS EM RADIOS E TV’S.
2001-SHOWS: SERRA NEGRA - PE, JOÃO PESSOA-PB, RIO GRANDE DO NORTE - RN, APRESENTAÇÕES E PALESTRAS SOBRE A CULTURA NORDESTINA.
2002-SHOWS, APRESENTAÇÕES, PRÉ-PRODUÇÃO 2 º TRABALHO (MATUTO CHEIROSO).
2003-GRAVAÇÃO E PRODUÇÃO DO 2º TRABALHO MATUTO CHEIROSO
2004-APRESENTAÇÕES SHOWS: SERRA NEGRA-BEZERROS - PE, JOÃO PESSOA ,BAYUEX-(SESI)-PB .SALA DE CULTURA SHOPPIG SUL –JOÃO PESSOA-PB
2005-SHOWS, APRESENTAÇÕES, ENTREVISTAS E RADIOS, TV’S JORNAIS
2006-SHOW EM HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA (TRIBUTO A LUIZ GONZAGA)PB, SHOW MATUTO CHEIROSO-SLA DE CULTURA SHOPPING SUL,CABEDELO-PB.
2007-BAYUEX-PB, JOÃO PESSOA, BOAS NOVAS-PE, BEZERROS-PE, PROGRAMA CANTOS E CONTOS TV-BAND O NORTE-PB.
2008-PROGRAMA FAMA SHOW, CARUARU-PE,BEZERROS-PE,JOÃO PESSOA-PB,SHOW NA RADIO JORNAL DO COMERCIO-CARUARU-PE

Comentários

  1. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário