Banda Mandracatu lança seu Segundo CD


A Banda Mandracatu lançou seu Segundo CD no dia 21 de junho no palco principal do Sitio da Trindade, solicitação um espaço na midia local , visando divulgar esse trabalho. Solicitamos partIcipar da página da agenda cultural meu bairro e ao mesmo tempo divulgar a Banda , Somos do Morro da Conceição , comunidade que vem se destacando na cena do Recife com sua expressão cultural.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA BANDA MANDRACATU

“Surgindo dos morros, dos mangues, da região do nada, das cantigas, das canas queimadas, dos subúrbios das imaginações, Mandracatú !!, fantasiado de sonhos, exaltando o nordeste na arte de cantar”


A Banda Mandracatu foi fundada em 1999, por Reginaldo Moreira e Manoel Santana, que já traz em seu nome a fusão dos ritmos: Coco, Ciranda , Xote, Baião, alem disso, a banda tem o objetivo de divulgar e valorizar os ritmos da cultura pernambucana, proporcionar oportunidades profissionais para os músicos da comunidade do Morro da Conceição.

Sendo composta por nove músicos mais dois profissionais técnicos na área de produção. Nestes dez anos de existências, tem desenvolvido um trabalho voltado para comunidade onde tem participado em shows promovidos pela Fundação de Cultural da cidade do Recife nos festejos de Carnaval, São João, Reveillon, PRÉ AMP 2008, 17º Festival de Inverno de Garanhuns, Projeto Liberdade nas Ondas do Rádio, dentre outros eventos desenvolvido por secretarias do município ou estado e organizações comunitárias.

Banda Mandracatu, é fruto do celeiro cultural existente nos bairros populares e tendo sua trajetória musical iniciada na Refinaria Multicultural do Sítio da Trindade , sendo a mesma pioneira no forró da Casa de Reboco do Sitio da Trindade, fazendo alegria dos forrozeiros de plantão nestes oito(8) anos consecutivos.

Em comemoração aos seus dez anos de trajetórias a Banda Mandracatu está lançando o seu segundo CD, intitulado “ FORRÓ MANDRATU CONVIDA PRA AFINAR A CANELA” que trás músicas inéditas dos compositores Reginaldo Moreira, Manoel Santana e Juca Guedes valorizando o tradicional Forró - Pe - de Serra.

Contato através do telefone 88953245 com Reginaldo, E- mail reginaldomoreira1968@bol.com ou Mauriceasantiago@yahoo.com.br, 87666870


UM POUCO DA HISTORIA DO MORRO DA CONCEIÇÃO

O Morro da Conceição ocupa um lugar central entre as comunidades de Casa Amarela, zona norte da cidade, a maior área do Recife em densidade populacional, onde a maioria das famílias é constituída por migrantes, vindo do interior do próprio estado, devido a sua posição geográfica e ao fato de ser palco da maior festa religiosa anual da cidade, transformou-se num santuário do Recife pela existência de uma imagem (104 anos da Virgem Imaculada da Conceição), ali colocada no ano de 1904. A pesar do Morro da Conceição viver atualmente super lotado de pessoas que não recebem o suficiente para viver uma vida digna, de cada dez moradores três conseguirem concluir o 1º grau e cerca de 14% da população (aproximadamente 15 mil habitantes) ser analfabeta. Existe um desejo de reverter essa situação através da promoção da vocação cultural da comunidade que ‘e reduto de escolas de samba, de terreiros de candomblé, grupos de afoxé, maracatu rural e grupos de percussão, enfim a cultura popular como parte integrante da identidade nacional.

Além da vontade de participação dos moradores na exploração de diferentes linguagens artísticas e meios de geração e distribuição de renda, fomentando ainda a construção da cidadania e direitos.

Comentários